Conheça o turismo de Aracaju

O que fazer em Sergipe?

A capital Sergipana

Situada à margem direita do Rio Sergipe cresce a olhos vistos de maneira ordenada, respeitando sobretudo sua característica de cidade litorânea onde o sol, praias, manguezais embelezam sua fisionomia de inverno a verão.

Mundo Maravilhoso da Criança

Em frente ao Apart Hotel Residence o parque infantil encanta a criança que pode desfrutar de umainfinidade de brinquedos, sendo a sua maioria de uso gratuito.

Passarela do Carangueijo

Centro gastronômico e de lazer da praia de Atalaia, a região que homenageia o crustáceo mais popular de Aracaju,é repleto de bares, restaurante e casas de show.

Praias de Aracaju

A cidade de Aracaju é banhada pelo Rio Sergipe e o Oceano Atlântico. Suas praias são encantadoras, sendo a mais famosa a praia de Atalaia, com sua linda e majestosa orla. Além da Atalaia, a população local conta ainda com as praias de Aruana, Robalo, Náufragos e Mosqueiros. 

Croa do Goré

Partindo da Orla da Orla Por do Sol, podemos chegar a dois novos atrativos: a Croa do Goré e a Ilha dos Namorados. 

Complexo Orla de Atalaia

Complexo de lazer com parque, lagos, feiras, quadras, autódromo, oceanário, bares, restaurantes, feira de artesanato, entre outras atrações. 

Mirante da Praia 13 de Julho

Localizado numa das áreas mais nobre de Aracaju, no Mirante podemos observar o Rio Sergipe, o Oceano, os coqueirais da barra dos Coqueiros, o manguezal além de uma bela vista da cidade

Catedral Metropolitana de Aracaju

Catedral Nossa Senhora da Conceição, está localizado na praça Monsenhor Olímpio Campos, no coração da cidade. 

Primeira Igreja Batista de Aracaju

Localizada na rua de Lagarto no Centro da Cidade, a Primeira Igreja Batista de Aracaju é na verdade a primeira Igreja Evangélica da capital sergipana e a primeira Igreja da denominação no estado. Data sua inauguração de 1913

Museu da Gente Sergipana

Localizado na cidade de Aracaju, Sergipe, inaugurado em 26 de novembro de 2011. Abriga um espaço multimídia de última geração, comparável ao Museu da Língua Portuguesa e o Museu do Futebol,em São Paulo.

Centro Cultural de Aracaju

Localizado na Praça General Valadão, o Centro Cultural de Aracaju fica próximo dos Mercados Municipais. E um importante museu que conta detalhes da rica históriada cidade, através de diversas obras de arte.

Palácio Museu Olímpio Campos

Um dos mais importantes patrimônios do estado. Passear pelo Palácio Museu Olímpio Campos é uma viagem no tempo. Instalado no Centro Histórico de Aracaju, reinaugurado em maio de 2010, o Olímpio conta com o acervo documental, mobiliário e louças do século XIX.

Colina do Santo Antônio

Marco inicial da cidade deAracaju, onde fica localizada  Igreja do Santo Antônio. No local existe um mirante onde o visitante pode tirar fotos panorâmicas da cidade. 

Ponte Aracaju/Barra

A liga a capital Aracaju ao município de Barra dos Coqueiros, sobre o Rio Sergipe. Com uma extensão de 1.800 metros, a ponte tem duas vias, com quatro pistas para veículos, além de ciclovia e via exclusiva para pedestres.  

Região Sul

Abrange os municípios de Itaporanga, Estância e Indiaroba. O itinerário é composto por belas praias, dunas e manguezais. Os manguezais são ecossistemas muito presentes em toda a faixa litorânea do estado e funciona como importante berçário de espécies marinhas. Existe uma estimativa de que aproximadamente 2 mil espécies de microorganismos, animais vertebrados e invertebrados estejam ligados aos manguezais.

Parque da Cidade e Zoológico

Abriga um zoológico em meio à mata Atlântica, possui também um teleférico de onde se tem a visão panorâmica e permite observar animais como leão, onça pintada, ursos, aves e macacos. 

Complexo Histórico de Estância

A cidade de Estância, denominada por Dom Pedro II como o jardim de Sergipe, a cidade dos sobrados azulejados, das festas juninas e do barco de fogo, ainda possui um belo acervo arquitetônico.

Reserva de Mata Atlântica de Santa Luzia do Itanhy

No município de Santa Luzia do Itanhy encontra-se uma das maiores reservas de Mata Atlântica do estado. Várias espécies ameaçadas de extinção estão protegidas da caça indiscriminada e das moto-serras. A reserva é compacta e impressiona pela altura das copas das árvores. Mata densa e fechada, com pequenas e estreitas trilhas em seu interior. Ótima opção para trekking. 

CIDADES HISTÓRICAS:

São Cristóvão e Laranjeiras - Sergipe possui um patrimônio histórico-cultural considerável. Duas cidades históricas se destacam por serem verdadeiros museus vivos a céu aberto: São Cristóvão e Laranjeiras, cada qual com suas peculiaridades. A primeira é a quarta cidade mais antiga do Brasil e antecedeu Aracaju como capital sergipana. A segunda ainda preserva seus antigos casarões, frutos de uma época áurea na qual cidade, no auge do ciclo canavieiro, foi chamada de Atenas Sergipana. 

Litoral Norte - A região norte do litoral sergipano aguarda o visitante com a natureza Reserva Ecológica Santa Izabel. A interessante história de preservação das tartarugas marinhas do Projeto Tamar; o Pantanal Nordestino no município de Pacatuba; o belo encontrodo rio São Francisco com o mar e muitos outros atrativos.

Rota do Sertão - Adentrar o estado de Sergipe é uma aventura para conhecer da Mata Atlântica ao ecossistema da Caatinga e ainda dar um mergulho cercado dos paredões do Cânion de Xingo. Em um trajeto de aproximadamente 220 km o visitante poderá desfrutar atrativos como a Serra de Itabaiana, a Grota de Angicos e o Cânion de Xingó. 

Parque dos Falcões.

Reserva Ambiental da Serra de Itabaiana.

Itabaiana terra do ouro e dos caminhoneiros.

Canindéde São Francisco: Cânion de Xingó; Museu Arqueológico de Xingó.

PRAIAS:

Praia da Caueira, Praia de Abais, Praia do Saco, Mangue Seco.

Atalaia Nova, Praia do Jatobá, Pirambu, Pantanal de Pacatuba, Foz do Rio São Francisco.